Seg - Sex : 08:00 - 17:45
55-47-3445-2379

Notícias

Mantenha-se atualizado

Fenacon promovem webinar sobre a importância das soft skills no ambiente profissional

//
Categories

Especialistas reforçam a relevância de competências como ética e integridade para as empresas e profissionais do segmento contábil

Considerando o atual cenário, que está cada vez mais digital, empresas e profissionais de auditoria e contabilidade precisam se adaptar e acompanhar as novas tecnologias e tendências do setor, assim, poderão se adequar às necessidades da indústria 4.0.
No entanto, essa demanda não se refere apenas a sistemas e soluções tecnológicas. O desenvolvimento de habilidades que vão além do conhecimento técnico são cada vez mais primordiais e as soft skills assumem seu protagonismo.

Empatia, criatividade, equilíbrio emocional e liderança, estas são apenas algumas das competências socioemocionais que se mostram essenciais para todo profissional, pois favorece sua adequação e adaptabilidade diante das atuais mudanças, ao mesmo tempo em que contribui com seu desempenho e potencializa seus resultados, mas também é preciso garantir total transparência e confiança no meio empresarial.

Ética e integridade estão entre os pilares do sistema de Compliance

Quando falamos de questões relacionadas às finanças e dados estratégicos de uma organização, que fazem parte do dia a dia de auditores e contabilistas, é impossível não afirmar que características como ética e integridade encabeçam a lista de soft skills indispensáveis.

Deste modo, as duas competências são destaque da temática principal do webinar exclusivo “Revolução 4.0 e a importância de desenvolver as Soft Skills para o profissional do futuro”, promovido pela Walk Skills, em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), que acontece no dia 29 de setembro (terça-feira), às 19h (horário de Brasília).

Mediada por Cléber Castro, Sócio da Walk Skills, e Samara Mendes, jornalista multimídia da Fenacon, a live contará com a participação de Sérgio Approbato, atual Presidente da Fenacon, e Álvaro Taiar Jr., Sócio líder de “New Ventures and Innovation” na PwC, e vai reforçar a relevância de soft skills para as empresas e profissionais do segmento contábil.
Falando especificamente sobre Ética e Integridade, Approbato ressalta que ética e integridade são habilidades “imprescindíveis para todos os mercados”, mas nas áreas contábil e de auditoria, que lidam com números e informações empresariais, a “importância é absoluta, e está em primeiríssimo lugar”.

Visto como fundamental para a manutenção de uma empresa no mercado, o setor contábil conta a história do desempenho da companhia com dados que são primordiais para que as estratégias sejam traçadas e bons resultados alcançados, mantendo a saúde financeira do negócio.

Sendo assim, Taiar Jr. reforça que é “crucial que a contabilidade seja ética na apresentação de resultados, e o auditor, que está ali de forma independente para verificar os dados contábeis de uma determinada empresa, deve seguir a mesma linha. Para esses profissionais, em primeiro lugar vem a ética, a integridade e a certeza de que todos os dados foram checados e a história verdadeira está refletida nos números da contabilidade”.

O novo profissional contábil do atual mercado

O fato é que, de modo geral, as habilidade socioemocionais têm um papel importante no cotidiano das empresas e Taiar Jr. considera, ainda, que o mercado de trabalho exige que o profissional se reinvente, pois os conhecimentos adquiridos na faculdade estão cada vez menos perenes, “o profissional precisa aprender, desaprender e aprender novamente”.
Com toda essa mudança, as “soft skills ganham cada vez mais relevância nesse processo de renovação e proporcionam habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação assertiva”, completa.

Prova disso é o relatório de “Tendências de Talentos Globais”, apresentado na última edição Fórum Econômico Mundial, que aponta que 80% dos profissionais de Recursos Humanos consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso das empresas.
Para Approbato, a parceria da Fenacon com a Walk Skills “só vem agregar nesse novo mundo em que vivemos, de mudanças mais rápidas, inclusive na relação das empresas com seus funcionários e isso pode, evidentemente, melhorar a nossa relação como Federação com as empresas que fazem parte da nossa base”.

O Presidente da Fenacon ainda considera que a plataforma pode auxiliar empresas e seus colaboradores e se adequarem ao novo momento, verificando se suas expectativas estão de acordo e possibilidade as devidas correções por meio de treinamentos, “proporcionando novos conhecimentos e conscientizando o profissional sobre questões que podem ser aperfeiçoadas. E, com isso, melhorar a eficiências de seu trabalho e deixar a empresa muito mais adequada”.

Serviço:
Webinar Revolução 4.0 e a importância de desenvolver as Soft Skills para o profissional do futuro
Data: 29 de setembro
Horário: 19h (horário de Brasília)
Plataforma de acesso: https://www.youtube.com/user/FenaconInstitucional
https://www.facebook.com/SistemaFenacon

Por Comunicação Conectada

O post Fenacon promovem webinar sobre a importância das soft skills no ambiente profissional apareceu primeiro em Contabilidade na TV.