Seg - Sex : 08:00 - 17:45
55-47-3445-2379

Notícias

Mantenha-se atualizado

Prefeitura de Ilhabela anuncia CCM automática (inscrição municipal) e atende reivindicação de 20 anos dos contadores

//
Categories

Dentro de aproximadamente 10 dias a prefeitura de Ilhabela vai pôr fim à espera de 20 anos dos contadores do município, ao iniciar o sistema automático de fornecimento de CCM (Inscrição Municipal). Até os dias atuais, essa inscrição era liberada somente no final do processo protocolado na prefeitura. O novo sistema também viabilizará outro projeto importante para os contadores, a implantação na cidade do Via Rápida Empresa e Rede Simples, em elaboração pelas secretarias municipais de Gestão Financeira e Desenvolvimento Econômico e do Turismo

A boa notícia foi apresentada na quinta-feira (25) a um pequeno grupo de contadores, para evitar aglomeração, durante reunião com a prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, o secretário de Gestão Financeira, Fernando Cresio, e o contador e vereador Anísio Oliveira.

Cresio explicou que, a partir da implantação do novo sistema, os contadores conseguirão obter a inscrição municipal (CCM) no início do processo e não mais ao final, como anteriormente. Essa solicitação de emissão da inscrição no momento do requerimento, havia sido feita pelos profissionais quando Fernando assumiu a secretária, há seis meses.

Os contadores fizeram a solicitação para atender determinação da Receita Federal, que encurtou o prazo para as empresas fazerem opção pelo Simples Nacional, regime tributário criado por lei com o objetivo de agilizar os procedimentos das empresas.

Diante da solicitação dos contadores, a secretaria de Gestão Financeira, junto com o Setor de Receita e Fiscalização Tributária, fez consulta à empresa prestadora de serviço na área sobre a possibilidade de alteração no software, a qual respondeu positivamente. Assim, o piloto do sistema será disponibilizado dentro de 10 dias.

Durante a reunião, o secretário pediu autorização da prefeita para simbolicamente batizar o projeto piloto como o nome de Luiz Fernando Mendes Seixas, o “Contador Bira”, em homenagem à classe contábil da cidade. Emocionado, Fernando, agradeceu a prefeita pela oportunidade de ocupar o cargo e lembrou que isso não seria possível se o contador Valdemar Monteiro, presente à reunião, não tivesse oferecido a oportunidade de trabalho de office boy, que o fez tomar gosto pela profissão de contador e tornar-se colega de trabalho.

Via Rápida

Ainda durante a reunião, a prefeitura informou que a liberação da CCM automática representa um passo importante para o início do planejamento e implantação do Programa Via Rápida Empresa e Rede Simples, que facilitará ainda mais a vida dos contadores.

O processo para implantação desse programa foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, e deve estar concluído ainda em 2020, pois já passou pelo setor de fiscalização e está na secretaria de Gestão Financeira para ser agilizado e finalizado, junto com a Secretaria de Turismo.

A prefeita Gracinha Ferreira falou da iniciativa. “Pedimos todo o empenho da Secretaria de Gestão Financeira para resolver esse problema, que se arrastava há anos, porque sabemos que é muito importante para os contadores, empresas e município”. Finalizou.

Por Prefeitura de Ilhabela

O post Prefeitura de Ilhabela anuncia CCM automática (inscrição municipal) e atende reivindicação de 20 anos dos contadores apareceu primeiro em Contabilidade na TV.