Seg - Sex : 08:00 - 17:45
55-47-3445-2379

Notícias

Mantenha-se atualizado

Programa desenvolvido pelo BC leva à criação de 12 projetos de inovação para o SFN

//
Categories

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), lançado em maio pelo Banco Central, levou à escolha de 12 projetos que propõem inovações tecnológicas na área de finanças, visando a baratear o crédito, aumentar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e promover a cidadania financeira. As propostas incluem tecnologias de blockchain, inteligência artificial, instrumentos de cibersegurança e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado.

Quando a primeira chamada do Lift foi aberta, em maio deste ano, o BC recebeu 79 propostas válidas, sendo 18 delas selecionadas para desenvolvimento. Os proponentes das iniciativas selecionadas puderam apresentar suas ideias ao BC e receber um direcionamento quanto às melhores práticas de implementação, quanto aos problemas centrais que precisavam ser resolvidos e também quanto ao valor de negócio da inovação como contribuição para o Sistema Financeira Nacional. Em três meses de interação entre o BC e as equipes dos projetos, que são oriundas da academia e do mercado, as ideias foram aprimoradas e ganharam mais foco na aplicação das novas tecnologias a problemas ou oportunidades no SFN.

O BC, por sua vez, pôde acompanhar o impacto de suas ações regulatórias sobre as iniciativas de inovação, entender as dificuldades de aplicação de tecnologias dentro dos limites regulatórios e vislumbrar as oportunidades de melhoria e os potenciais de contribuição de algumas tecnologias para o SFN.

Das 18 iniciativas selecionadas para desenvolvimento, 12 chegaram à fase final do Lift:

Blockchain de direitos creditórios – Plataforma descentralizada para registro de direitos creditórios utilizando a tecnologia de blockchain.
Blockchain para infraestrutura de pagamentos – Implementa um sistema de pagamentos instantâneos operando 24×7 sobre a tecnologia de blockchain.
Crédito Ideal – Uso de inteligência artificial para configurar o perfil adequado para tomada de crédito com base nas informações financeiras do usuário.
Credito Rural Inteligente – Gestão de operações de crédito rural com uso de georeferenciamento e tecnologias móveis.
Digicash – Pagamento instantâneo (P2P) utilizando dispositivos móveis offline.
Instant Spyglass – Plataforma de detecção de fraudes com tecnologias de aprendizado de máquina (ML).
Meu Primeiro Cartão – Plataforma educativa de gestão financeira para crianças de até 10 anos.
MobiTransfer – Plataforma de integração entre usuários e fintechs utilizando tecnologia de blockchain.
PLoCS – Plataforma de crédito pessoal aprimorada com base nas informações dos usuários.
PROAGRO Fácil – Plataforma para execução do fluxo do Proagro por qualquer instituição financeira.
Saffe Payments – Autenticação de pagamentos e serviços financeiros utilizando reconhecimento facial e algoritmos de inteligência artificial.
Sistema Financeiro Digital (SFD) – Sistema de transferência de valores entre clientes de instituições financeiras utilizando tecnologias de blockchain.
O programa contou com o envolvimento de mais de 100 pessoas, entre proponentes, servidores do Banco Central, equipes das empresas apoiadoras (Micrososft, IBM, AWS e Oracle) e da Fenasbac. Todas as atividades foram desenvolvidas por meios digitais.

Em março de 2019 será feito um evento de apresentação dos protótipos concluídos e o detalhamento do Lift edição 2019.

Por Banco Central do Brasil

O post Programa desenvolvido pelo BC leva à criação de 12 projetos de inovação para o SFN apareceu primeiro em Contabilidade na TV.